Palestrantes

A etapa Salvador (BA) do Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Novos Cenários da Comunicação (Medialidades, Materialidades, Temporalidades) contará com uma série de diálogos com importantes pensadores nacionais e internacionais. Confira abaixo os participantes do encontro.

Palestrantes Internacionais:

Bruno Latour – Atualmente é professor e vice-presidente de pesquisas no Sciences Po Paris. Foi professor do Centre de Sociologie de L’Innovation na École Nationale Supérieure des Mines (Paris – França) de 1982 até 2006 e, por diversos períodos, professor visitante em instituições como a Universidade da Califórnia, a London School of Economics e a Harvard University. Um dos pensadores mais respeitados do mundo no campo da antropologia e da história da ciência, recebeu treinamento inicialmente como filósofo e, em seguida, como antropólogo. Publicou mais de 20 livros sobre diferentes temas, desde o fetichismo até a sociologia da ciência, como Nous n’avons jamais été modernes. Essai d’anthropologie symétrique (La Découverte, 1991); Pandora’s Hope: an essay on the reality of science studies (Harvard University Press, 1999); Reassembling the social: an introduction to Actor-Network Theory (Oxford, 2005), dentre outros.

Graham Harman – é Provost Associado de Administração de Pesquisa e membro do Departamento de Filosofia da Universidade Americana do Cairo (Egito). Escreveu livros como Tool-Being (Open Court, 2002); Guerrilla Metaphysics (Open Court, 2005), Prince of Networks: Bruno Latour and Metaphysics (Re.Press, 2009), Towards Speculative Realism (Zero books, 2010), Circus Philosophicus (Zero books, 2010), The Prince and the Wolf ,com Bruno Latour & Peter Erdélyi (Zero books, 2011), L’objet quadruple (Paris: PUF, 2010.)

Richard Grusin – Professor e diretor do Center for 21st Century Studies (C21) da Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Autor dos livros Transcendentalist Hermeneutics,  Durham, NC: Duke University Press. 1991; com  Bolter, Jay David , Remediation: Understanding New Media, Cambridge, Mass: MIT Press. 1999. Culture, Technology, and the Creation of America’s National Parks. Cambridge, UK, and New York: Cambridge University Press. 2004 e Premediation: Affect and Mediality After 9/11. London, New York: Palgrave. 2010.

Siegfried Zielinski – Professor da Universität der Künste Berlin e da European Graduate School. Fundador da Academia de Arte-Mídia da Universidade de Colônia, Diretor do Flusser Archiv (UdK), é autor de livros e artigos publicados em diversas línguas, inclusive português, tais quais: Arqueologia da Mídia (Annablume, 2006); Audiovisions: Cinema and Television as EntrActes in History (Amsterdam University Press, 1999); Archäologie der Medien. Zur Tiefenzeit des technischen Hörens und Sehens (Rowohlt, 2002); e Variantology I, II, III, IV (Walter König, 2005-2011).

Palestrantes Brasileiros:

André Lemos – É Pesquisador 1B do CNPq e Professor Associado da Faculdade de Comunicação da UFBa, sendo Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Visiting Scholar nas University of Alberta e McGill University, Canadá (2007-2008), é membro do International Board da Wi. Journal of Mobile Media, do Canadian Journal of Communication, do Prêmio Ars Electronica etc. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Cultura Contemporâneas de 1997 a 2000 e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação COMPÓS (2003 a 2005). É autor de diversos artigos e livros sobre Comunicação e Cibercultura, sendo os mais recentes: Caderno de Viagem. Comunicação, Lugares e Tecnologias (e-book, Editora Plus, 2010); Comunicação e Mobilidade (Edufba, 2009) e O Futuro da Internet (Ed. Paulus, 2010). É membro titular do Comitê Assessor do CNPq para a área de Comunicação.

Erick Felinto – Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), realizou estágio Pós-Doutoral Sênior na Universität der Künste Berlin (2010-2011). É autor dos livros A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura (Sulina, 2005); Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação (EDIPUCRS, 2006), A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica (Ateliê Editorial, 2008) e Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais (com Ivana Bentes: Sulina, 2010). É pesquisador do CNPq e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adalberto Müller – Professor de Teoria da Literatura e Cinema na Universidade Federal Fluminense. É Doutor em Letras pela USP, com Pós-Doutorado/CNPq no Institut für Kommunikationswissenschaft da Universidade de Münster. Foi professor da UnB de 2003 a 2008. É membro do Conselho Deliberativo da SOCINE, ensaísta e poeta. Dirigiu o curta-metragem 35mm Wenceslau e a árvore do gramofone.

Vinicius Andrade Pereira – Professor Adjunto do PPGC da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Panmedia Lab da ESPM. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, é pesquisador do CAEPM/ESPM e do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia, da Universidade de Toronto, Canadá. Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno dos seguintes temas: tecnologias da comunicação, cibercultura, arte midiática, linguagens publicitárias em mídias digitais, estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, com foco especialmente na obra de Marshall McLuhan.

Anúncios